São Cosme e São Damião, Mártires |
Sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano (284-305). Eram irmãos gêmeos e médicos, exercendo sua profissão gratuitamente, por caridade cristã, e nela obtendo curas espantosas… Durante a perseguição de Diocleciano (284-305) foram açoitados e em seguida decapitados, porque se recusaram a cultuar aos ídolos. Foram martirizados e tiveram seus nomes incluídos no Cânon da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma.
O QUE A TRADIÇÃO DIZ SOBRE ELES?
Segundo a tradição, São Cosme e São Damião eram dois irmãos que curavam “todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais, fazendo tudo gratuitamente”. Por serem médicos, foram escolhidos como patronos dos médicos e dos farmacêuticos. Segundo uma certa tradição, São Damião, contrariando a regra de caridade, aceitou a remuneração de Paládia, uma mulher por ele curada, e isto provocou uma severa bronca da parte de seu irmão, que protestou não querer ser sepultado ao lado dele após a morte. A igreja no dia 26 de setembro celebra a honra do martírio deles.
E PORQUE ALGUNS COMEMORAM NÃO NO DIA 26 MAIS SIM NO DIA 27?
Infelizmente, o culto desses santos benfeitores foi misturado ao sincretismo religioso dos cultos afros e outros, causando confusão no povo católico.
Algumas entidades religiosas não católicas costumam distribuir doces para as crianças baseado em uma lenda que diz que um dia Cosme e Damião, fizerem uma cura milagrosa em um homem muito rico, e este homem ficou muito agradecido e então resolveu dar uma grande quantia em dinheiro para eles, porém como já vimos anteriormente, eles exerciam sua profissão gratuitamente e não aceitavam dinheiro, e por meo disso, resolveram não aceitar o dinheiro do homem, mas o homem ficou muito raivoso com a ação deles, então Cosme e Damião ao ver isso, decidiram receber o dinheiro. Eles por não saber o que fazer com tanto dinheiro, olharam uma imensa multidão de crianças em lugar e decidiram gastar todo o dinheiro para comprar bombons e distribuir aos meninos(a)… Dai se vem a tradição da distribuição de bombons no dia 27 que foi inventada pelo culto pagão dos cultos afros.
MAS PORQUE OS CULTOS AFROS E OUTROS PEGARAM ESTES SANTOS PARA CULTUAR EM SEUS RITUAIS PAGÃS?
Isso aconteceu por causa do SINCRETISMO RELIGIOSO, os escravos, para não serem punidos por estarem adorando os deuses africanos, deram a estes deuses nomes de santos da Igreja Católica, assim podiam enganar aos seus senhores.
Os “santos” dos umbandistas são ídolos “deuses” africanos com nome dos santos. Aos santos Cosme e Damião, eles disfarçam o nome de IBEJÍ, que são demônios cultuado na umbanda como os orixás que protegem as crianças.
POSSO COMER BOMBONS OU ALIMENTOS CULTUADOS PELA UMBANDA?
Sim, podemos. Pois o alimento não é impuro, mesmo que sejam os alimentos que são usados aos cultos dos deuses.
Espero que tenham compreendido um pouco da historia destes belos santos, e lembre-se, na igreja católica é dia 26 e não 27.
São Cosme e Damião, rogai por nós!
Por Gilson Azevedo – 26/09/2014
Querem saber de mais historias como essa e assuntos da igreja? Curtam Católicos Defensores da Fé